HOME > NOTÍCIAS > 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

06/10/2017 2:52:08 P
16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

Abrantes vai receber a 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional entre os dias 27 e 29 de Outubro, no Jardim da República. Música, oficinas temáticas, desporto, animação infantil e demonstrações de doçaria ao vivo são algumas das actividades.
Noticias gerais

Entre 27 e 29 de Outubro, todos os caminhos vão confluir à cidade de Abrantes, com a realização da 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, com os doces ícones de Norte a Sul do País e ilhas. O local de acolhimento do certame, este ano, será o Jardim da República.

Para esta edição, estão já confirmados doces pecados como: as cristas de galo e os pitos de Santa Luzia de Vila Real; os coscoréis da Sertã; as brisas do Tâmega e queijadinhas S. Gonçalo de Amarante; os rebuçados de ovo de Portalegre; o bolo fidalgo, a encharcada e o bolo rançoso do Alentejo; o pão-de-ló de Margaride de Felgueiras; o pão-de-ló de Ovar; as cornucópias de Alcobaça; os ovos moles de Aveiro; os pastéis de Tentúgal; as malassadas e bolos levedos dos Açores a par das afamadas Tigelas e Palha de Abrantes, entre muitas outras iguarias a que se juntam licores, mel e compotas.

À ementa estarão associadas várias actividades e espectáculos, como as demonstrações culinárias, oficinas de doçaria, animação infantil, passeio de BTT, caminhada pelo Centro Histórico de Abrantes e música tradicional portuguesa, com a realização do IV Encontro de Música Tradicional Portuguesa, em parceria com o Orfeão de Abrantes.

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional, organizada pela Câmara Municipal, em colaboração com a TAGUS, realiza-se em Abrantes desde 2002, com o objectivo de promover e valorizar a rica doçaria tradicional e conventual de todo o país, colocando os doces tradicionais locais, factor crucial da economia local, junto de outros ícones portugueses. É uma oportunidade para se fazer negócio, mas também para atrair visitantes de todo o país ao Centro Histórico de Abrantes.

16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional
27»29.OUT. | Jardim da República | Abrantes

PROGRAMA

27 de Outubro de 2017 (6ªfeira)

17h00 Abertura da Feira

18h00 Inauguração oficial da 16ªFeira Nacional de Doçaria Tradicional  

         (momento musical com Susana Dias)

18h30 Demonstração ao vivo da confecção de doçaria tradicional (com a colaboração da EPDRA)

21h30 Actuação do grupo “Cant’Abrantes” (integrado no VI Encontro de Música Tradicional Portuguesa)

23h00 Encerramento

28 de Outubro de 2017 (sábado)

10h00 Abertura da feira

10h00 Oficina de doçaria “Prazeres sem Glúten” (com a colaboração da EPDRA) | Inscrições on-line fechadas - se ainda se pretende inscrever dirija-se à organização no recinto da feira

Na oficina "Prazeres sem Glúten", a EPDRA vai apresentar algumas propostas de receitas doces sem glúten, para dar alternativas a quem é intolerante a esta proteína.

Duração:1h
Nº máximo de participantes:20.
Público-alvo: público em geral

Informação adicional: o glúten é uma proteína que se encontra na semente de muitos cereais como o trigo, cevada, centeio e aveia. Por ser de difícil digestão, é comum haver algum tipo de intolerância ao glúten. A doença celíaca atinge um grande número de pessoas, no entanto a dieta sem glúten não é seguida apenas por pessoas celíacas. Podemos dizer que é uma moda recente com cada vez mais adeptos. Quem quer emagrecer ou melhorar a saúde procura muitas vezes este tipo de alimentação. Para cumprir esta dieta é necessário eliminar qualquer produto que contenha cereais, assim como os seus derivados (amidos, sêmolas ou farinhas).

Participação gratuita.

Obrigatório trazer avental.

10h00 Animação de rua com Grupo de Concertinas Sons Lusitanos de Abrantes

10h30 Apresentação do livro “Ri o Joaquim com cócegas assim”, de Rui Guedes e José A. Nunes (Biblioteca Municipal António Botto)

11h00 Espectáculo de marionetas “Mãos ao Alto!”

14h30 “BIAgens com Livros” –  mostra bibliográfica da Biblioteca Itinerante de Abrantes

15h00 Actuação do grupo “Pinhal D’el-Rei” (integrado no VI Encontro de Música Tradicional Portuguesa)

15h00 Animação Infantil (balões, pinturas faciais…)

16h00 Espetáculo infantil “Histórias de Sonho”, pela Livraria Aqui Há Gato!

17h30 Actuação do grupo  “Fora de Horas” (integrado no VI Encontro de Música Tradicional Portuguesa)

21h00 Night Urban “Os Palhinhas” (com a colaboração do COA)

Caminhada nocturna pelo centro histórico de Abrantes, que pode ser efectuada de 3 formas: caminhada turística, livre ou corrida (a caminhada turística tem visita guiada a locais emblemáticos da cidade e ligados à doçaria local)

Participação gratuita.

Público-alvo: público em geral

Nºkm: 4Km

Dificuldade: fácil

Inscrições gratuitas em www.coa.com.pt

21h30 “A Kind of Queen” (espectáculo musical de tributo a Queen)

23h00 Encerramento

 

29 de Outubro de 2017 (domingo)

09h00 6º Passeio em BTT “Na rota da Palha de Abrantes” (com a colaboração dos Branquinhos do Pedal)

Com início no Jardim da República, centro histórico de Abrantes, em direcção a Alferrarede Velha, ao encontro do Caminho do Tejo-margem Norte.

Participação gratuita.

Público-alvo: Maiores de 12 anos

Nºkm: aproximadamente 25km

Dificuldade: Médio/Fácil

Inscrições gratuitas em bttbranquinhosdopedal@gmail.com

10h00 Abertura da feira

11h00 Oficina de doçaria “Bolinhos, Bolinhos” (com a colaboração da EPDRA) |Inscrições on-line fechadas - se ainda se pretende inscrever dirija-se à organização no recinto 
Nesta Oficina pretende-se ensinar a confeccionar as línguas-de-gato e os beijinhos, bolos característicos da tradição infantil que acontece no dia 1 de Novembro.

Duração:1h30
Público-alvo: famílias (pais e filhos – maiores de 3 anos)
Nº máximo de participantes: 8 adultos e 8 crianças.

Participação gratuita.
Obrigatório trazer avental para adulto e para criança.

14h30 “BIAgens com Livros” –  mostra bibliográfica da Biblioteca Itinerante de Abrantes

15h00 “BIAgens com Livros”  - Fábrica d'estórias e atividades de promoção de leitura

15h00 Animação Infantil (balões, pinturas faciais…)

15h00 Desfile escolar de Palhinhas (ensino pré-escolar e 1ºciclo de Abrantes)

16h00 Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais

20h00 Encerramento

 

…Durante o evento

Comércio Tradicional com montras alusivas à doçaria

Exposição escolar “O Palhinhas”

Animação infantil

VI Encontro de Música Tradicional Portuguesa

Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais

BIA – Biblioteca itinerante de Abrantes

 

Entrada Livre


 

 


 
07/11/2018 2:34:39 P
Mercados de Natal do Ribatejo Interior

Na sequência da sua estratégia de valorização e promoção do melhor que se produz no Ribatejo Interior, a TAGUS encontra-se a preparar, em conjunto com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal, três Mercados de Natal no Ribatejo Interior.
Noticias gerais
 
30/10/2018 2:53:37 P
TAGUS - 25 anos a crescer com o território

A TAGUS vai completar 25 anos de existência no dia 26.NOV. Para assinalar a data, a Associação irá realizar um seminário de reflexão no Casal da Coelheira, em Tramagal, Abrantes, nesse dia.
Noticias gerais
 
07/09/2018 10:22:50 A
Visita a projectos apoiados pela TAGUS

Na sequência da abertura dos concursos para as acções “Cadeias Curtas e Mercados Locais” e “Renovação das Aldeias”, a TAGUS vai realizar uma visita a alguns dos projectos que já foram apoiados pela TAGUS no âmbito destas temáticas.
Noticias gerais
 
31/08/2018 12:30:58 P
17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional

A 17ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional irá acontecer entre 26 e 28.OUT., no Jardim da República, no Centro Histórico de Abrantes.
Noticias gerais
 
30/08/2018 9:49:30 A
Candidaturas abertas para transformar e comercializar produtos agrícolas

Está aberto o período de recepção de candidaturas aos apoios da TAGUS para as acções “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas” e “Cadeias Curtas e Mercados Locais”.
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:49:23 A
Welcome to Castelo do Bode

Nos dias 28 e 29.JUL., entre as 11h e 17h, na Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes, a TAGUS, juntamente com os produtores e artesãos do Ribatejo Interior vai ter uma mostra associada às actividades náuticas gratuitas do Welcome to Castelo do Bo
Noticias gerais
 
24/07/2018 11:20:47 A
AQUApaper de Abrantes 2018

Depois de 5 anos de interregno, AQUApaper de Abrantes voltou cheio de força com 66 participantes que se aventuraram a descobrir a Albufeira de Castelo do Bode em canoa. Se participou nesta edição de 2018, pode ver a sua classificação.
Noticias gerais
 
23/07/2018 11:50:30 A
Oficina de introdução ao azeite em Lisboa

A TAGUS esteve no passado dia 14.JUL., no Largo do Intendente, a promover o “ouro líquido” da região. Para tal, contou com a preciosa colaboração da SAOV, através da engenheira Rita Marques, que deu uma pequena formação gratuita.
Noticias gerais
 
04/07/2018 5:55:53 P
Formações Operadores Agrícolas

Com o objectivo de aumentar as competências e promover a empregabilidade na região, a TAGUS dispõe de três ofertas formativas de modo a satisfazer as necessidades do mercado de trabalho no sector agrícola.
Noticias gerais
 
22/06/2018 5:44:34 P
Artes e Ofícios Tradicionais - Novos Desafios

Aconteceu no passado dia 20.JUN., na Casa-Memória de Camões, em Constância, o encontro temático “Artes e Ofícios Tradicionais – novos desafios”, dirigido a artesãos e produtores locais de Abrantes, Constância e Sardoal. Ficam aqui as apresen
Noticias gerais